LOCAL São Paulo . SP
DATA 2015
FOTOS Julia Ribeiro
Na arquitetura contemporânea que praticamos, os espaços de trabalho são amplos, sem muitas divisões. Aqui, a exemplo dos escritórios mais modernos, levou-se em conta que o excesso de símbolos de hierarquia (como grandes salas de diretores e pequenas bancadas apertadas) faz mal para a rotina de trabalho. Com essa visão, projetamos para uma comercializadora de energia um ambiente agradável, que acomoda confortavelmente 12 colaboradores.
Como é praxe em prédios novos, o escritório foi entregue sem piso nem iluminação, apenas estava pronto um forro acústico, que foi mantido.
A empresa, apesar de enxuta, está em plena expansão e o projeto devia traduzir esse momento. Nesse caso, as escolhas precisavam apontar uma atmosfera elegante e de espírito sério. Por esse motivo, acabamentos foram encomendados em tons mais escuros, em variações de cinza e madeira.
Um detalhe importante foi construir no espaço duas salas de reunião. A menor para encontros do pessoal interno e outra, bem espaçosa, localizada perto da entrada para receber clientes e não os fazer percorrer um longo caminho depois da recepção. Aliás, não há uma recepcionista entre os funcionários. Então, para preservar a intimidade da equipe uma divisória com aplicação de cimento e logo da empresa delimita um hall de entrada. Bons negócios estão prontos para decolar desse projeto impecável.