LOCAL São Paulo . SP
DATA 2021
FOTOS Maura Mello
Como fazer de um imóvel um ambiente marcante? De que maneira o apartamento será reconhecido como amplo, sem aplicar a solução de total integração entre os ambientes? Esses foram os desafios no projeto do apartamento Khronos.
No caso, as respostas apresentadas foram: uma cor dominante que unificasse todos os detalhes e, em segundo, uma estante que separasse o quarto de área social e fosse feita com abertura entre as ripas, de maneira a preservar certa integração entre ambientes.
O resultado é que deste apartamento ninguém sairá sem pedir as condições de compra para a incorporadora.
O azul está na cozinha cobrindo os armários, na parede do banheiro e na parede do quarto. A ligação é evidente e o impacto dessa escolha vai ao encontro do que desejava o cliente. O recurso de cor foi valorizado com o uso da tonalidade cinza no quartzo stone (usado na cozinha) e na cor cimento do porcelanato de piso. Não trazer texturas demais ajudou no efeito. No banheiro, um mesmo porcelanato foi utilizado na bancada, no piso e na parede, sem a interferência provocada por materiais diferentes.
A estante - o segundo trunfo - trouxe dinamismo porque seus nichos são vazados para o quarto e para a sala. Essa otimização do espaço é até esperada, mas não facilmente alcançada. No caso da estante metálica, ser um item que desempenha função para dois ambientes é a maior qualidade. Com a televisão ocorre o mesmo, podendo ser girada no eixo para os dois lados da residência.
Sair um pouco do tradicional rendeu bons resultados. Que diga o espelho que não é redondo nem quadrado, se tornando um charmoso detalhe orgânico no conjunto.